TUCUMÃ CONTRA OURILÂNDIA

03/05/2012 11:02

É EXATAMENTE ISTO MESMO

TUCUMÃ CONTRA OURILÂNDIA.

               

Desde o inicio do ainda PROJETO TUCUMÃ, quando os seus idealizadores o planejavam para ser um PROJETO AGRICOLA MODELO NO PAÍS, com os métodos e atitudes que adotaram, talvez não tivessem imaginado que estariam dando inicio ao mais cruel sistema de colonização neste país. O modelo dos ditadores onde se colocava uma corrente fechando uma estrada; estrada está que, em sendo pública, gasto o dinheiro público , entende-se que o cidadão teria o direito de ir e vir; mas não foi o que aconteceu, montaram uma guarita e ali com seus seguranças fazia-se uma triagem para escolher quem poderia entrar ou não, e os rejeitados começaram ali mesmo construir os seus barracos; inicialmente com o nome de GUARITA, QUE FICOU POR MUITO TEMPO. E HOUVE QUEM OS  DEFENDESSE ; OUTROS DEFENDIAM  O NOME DE GUARITA, O QUE FOI REJEITADO PELA MAIORIA, PORQUE NÃO QUERIA  NADA QUE LEMBRASSE DA GUARITA, OU DA CORRENTE DA DISCRIMINAÇÃO  DAS HUMILHAÇÕES E DA VERGONHA. Os abusos e absurdos, da arrogância, da prepotência e da discriminação. Provocados pelos métodos e atitudes do regime de ditadura MILITAR onde um grupo exerce, através do poder atos de excesso de autoridade, que são as mais condenáveis e deploráveis; Adotados na administração do projeto TUCUMà pela ANDRADE GUTIERREZ. O QUE PROVOCOU PELA REVOLTA, DOS ABUSOS COMETIDOS, O LINCHAMENTO DO CHEFE DE SEGURANÇA EM PRAÇA PUBLICA EM OURILÃNDIA; que só após este lamentável acontecimento, se teve mais liberdade e iniciou de fato a colonização do PROJETO. Mas, isto são coisas do passado; é verdade que atitudes como estás, sempre teve e terá reflexos negativos na política de boa vizinhança. Voltando o filme da historia, lembramos que desde o inicio dos trabalhos para a nossa emancipação política, que não foi fácil em todos os sentidos, tem muito sofrimento pela falta de recursos, por falta de apoio dos poderes executivo e legislativo de SÃO FELIX DO XINGU.  Mas, o que mais pesava nos nossos sentimentos, na nossa luta pela EMANCIPAÇÃO, era a maldade e crueldade com que éramos discriminados pelas palavras e atitudes de alguns da “ ELITE DE TUCUMÔ Eles diziam: “Aquilo lá é uma favela, lá só tem pobre, cabaré e garimpeiros, e somem de repente, hoje estão aqui, e amanha estão acolá. Aquilo lá vai acabar sendo um bairro de TUCUMÃ, Porque lá não tem jeito de CIDADE, é uma FAVELA”

 

Mas, quanto mais falavam mais trabalhávamos, e o primeiro passo foi conseguir um trator de esteiras com o prefeito de SÃO FELIZ DO XINGU, Saudoso Sr. FILOMENO; para iniciar a limpeza da Avenida das Nações; que tinha realmente um aspecto muito ruim, de favela mesmo, com muitos barracos de lona, paredes de papelão e resto de madeiras das serrarias.

E assim em tudo que se pretendia fazer, sempre tínhamos que trabalhar dobrado, em uma corrida contra o tempo, com a consciência de que, se não EMANCIPASSE-MOS JUNTOS, NO MESMO DIA, teríamos que emancipar do município de TUCUMÃ; o que SERIA PRATICAMENTE IMPOSSIVÉL.

Ao completar 24 anos, da sua EMANCIPAÇÃO POLITICA no dia 10 de maio, PRESTAMOS UMA JUSTA HOMENAGEM AQUELES QUE ACREDITARAM, NESTE SONHO.

Com a orientação dos deputados Dr. GEOVANI QUEIROS, Dr. CARLOS CAVALCANTE, Dr. HAROLDO BEZERRA e PAULO DUTRA. Íamos conquistando a cada dia às exigências legais para a NOSSA EMANCIPAÇÃO.

Com um trabalho incansável do nosso saudoso Sr. JOSÉ CANDIDO DOS SANTOS, Sr. Manoel Pereira da Silva, (Piauí) Sr. Manoel Romão, Sr. GEOVANI MARTINS, Sr. JOÃO E. LEITE (QUE TRABALHOU OPERANDO O TRATOR DE ESTEIRAS, NA LIMPESA DA AVENIDA,E COORDENAÇÂO DOS SERVIÇOS) Sr. FRANCISCO PEREIRA DA SILVA (PAULISTA), Sr. JOSÉ DE RIBAMAR FEITOSA (RIBINHA) , SAUDOSO Sr. JOSÉ  RIBAMAR(Delegado) Sr. EDUARDO PARAENSE MESDES. (Guela) (Presidente do Conselho de Desenvolvimento Comunitário),Sr.Isaias Martins da Cunha( Cerâmica Goiana) Professor Ronaldo Alencar, Sr. João Costa Guerra, Sr. João da Globo Materiais de construção,Saudoso Sr. Pedro Marques Pereira(Flor de Goiás) Dr. Arimateia, Dr. Ari Braga, Dr. Edgar, Dr. Romildo Veloso. Comerciantes, Colonos, Fazendeiros, Taxistas, , Professores. Todos que participaram direto ou indiretamente no processo de Emancipação, os que foram em BELÉM, na COMITIVA PRO-EMANCIPAÇÃO para a audiência com o Governador, SAUDOSO Dr. HELIO GUEIROS, Aos que colaboraram com as despesas do fretamento do Ônibus da TRANSBRASILIANA e as despesas da viagem e hospedagem em BELÉM.

Foto Jão Leite

FOMOS A BELÉM EM NÚMERO DE 40 (QUARENTA), Levando o abaixo assinado com mais de duzentas assinaturas, da sociedade civil organizada OURILÃNDENSE, PEDINDO: Emancipação Política, Hospital, Escolas, Equipe de Maquinas, Correios, Telefone, Sucam, Documentação das Terras. Agradecer ao estão Senador Dr. Aluisio Chaves, líder do governo no Senado, foi um dos mais importantes nas nossas conquistas, ele não aceitava a discriminação e abusos contra OURILÂNDIA da “elite de TUCUMÔ; que eram radicalmente contra a nossa EMANCIPAÇÃO.

Foto do Jão Leite

Já no PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO EM BELÉM, continuamos ainda sofrendo com a pressão, daqueles que não aceitavam que OURILÃNDIA se transformar-se em uma cidade. Queriam a todo custo que formássemos uma comissão com apenas quatro representantes para ir até o gabinete co Governador HELIO GUEIROS, Para a audiência. Mas, nenhum da nossa comitiva abril mão da oportunidade de estar frente a frente com GOVERNADOR, DEPOIS DE MUITA CONVERSA COM OS DEPUTADOS Dr. CARLOS CAVALCANTE E Dr. HAROLDO BEZERRA E Sr. PAULO DUTRAE O CHEFE DE GABINETE, CONSEGUIMOS A AUTORIZAÇÃO PARA QUE TODOS PARTICIPASSEM DA AUDIÊNCIA, Ai sim, entramos os quarenta da comitiva, já no gabinete do GOVERNADOR, FICOU CLARO A VONTADE DE TODOS, REPRESENTANTES da sociedade civil organizada de OURILÃNDIA a grande vontade de conquistarmos a nossa emancipação Política, e mais os pedidos que íamos fazer ao GOVERNADOR, REFORÇADOS  POR CINCO DEPUTADS ESTADUAIS E UM SENADOR. Depois descobrimos que a pressão partiu da comitiva de TUCUMÃ, que como teriam ido de avião, eram só quatro e não queriam ficar em desvantagem, na proporção de 40 de OURILÂNDIA e 4 de TUCUMÃ.

Hoje ainda, continuamos sendo vitimas da discriminação. Mas, nada, porém vai abalar a nossa determinação e vontade de superar as dificuldades, e é com muito trabalho, luta e seriedade que o povo de OURILÂDIA, sempre conquistou os seus objetivos.

Felizmente que temos em Tucumã, grandes lideranças e amigos que consideramos muito, e sabemos que este não foi no passado e não é no presente, o pensamento da grande maioria do povo de Tucumã.

Veja mais: WWW.blogdojoaoleite.blogspot.com

JOÃO E. LEITE, JESUS TE AMA

 

Obs. Texto Original sem nenhuma alteração respeitando a opinião do responsável