Quase 70% dos consumidores devem gastar até R$ 100 no Dia das Mães

19/04/2011 15:45

SÃO PAULO – A maior parte dos consumidores brasileiros deve gastar até R$ 100 com presentes para o Dia das Mães. A conclusão é da pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial, divulgada nesta terça-feira (19), que revela que 69% dos consumidores têm essa pretensão de gastos, sendo que 32% devem gastar até R$ 50 e 37% devem despender entre R$ 51 e R$ 100.

De acordo com o estudo, 19% devem gastar entre R$ 101 e R$ 200, 7% entre R$ 201 e R$ 300, 3% entre R$ 301 e R$ 500 e apenas 2% devem gastar mais do que R$ 500 no presente.

Meios de pagamento

Segundo a pesquisa, o brasileiro não quer saber de dívidas e deve comprar o presente do Dia das Mães deste ano à vista. Segundo os 961 executivos do setor do comércio de todo o País, entrevistados entre os dias 23 e 31 de março, 52% das vendas deverão ser pagas na hora e 48%, a prazo. A preferência é a mesma verificada no ano passado, quando a relação foi a mesma.

Os dados mostram ainda que, considerando a forma de pagamento à vista, a composição deverá ser a seguinte, na opinião dos comerciantes: 40% em dinheiro, 25% em cartão de crédito, 19% em cartão de débito, 14% em cheques e 2% em cartão de loja.

As compras a prazo, por sua vez, deverão ser pagas no cartão de crédito parcelado (50%), cheques pré-datados (28%), financiamento ou crediário (14%), cartão de débito parcelado (2%), cartão de loja parcelado (3%) ou outros (3%)

Presentes

Ainda de acordo com a Serasa, roupas, sapatos e acessórios devem liderar as vendas, com 30% das expectativas de vendas. Em seguida estão as flores (16%), celulares e smartphones (14%), eletrodomésticos (13%), perfumaria e cosméticos (11%), eletrônicos (5%) e joias e relógios (3%).

Completam a lista de preferências, os chocolates e doces, com 2% das expectativas de vendas, utilidades domésticos (2%), comemoração em restaurante (1%) e outros (3%).  

No Dia das Mães 2010, os presentes mais oferecidos foram: 31% roupas, sapatos e acessórios; 18% flores; 15% celulares; 14% eletrodomésticos; 8% perfumaria e cosméticos; 6% eletrônicos; 2% jóias e relógios; 2% jóias e relógios; 1% chocolates e doces; 1% utilidades domésticas; 1% CDs, livros, DVDs e 3% outros.