POLÍCIA MILITAR DE OURILÂNDIA DO NORTE FAZ PRESTAÇÃO DE CONTAS A SOCIEDADE.

29/07/2010 10:44

O 1º Tenente PM Edinei Gomes, Comandante do DPM de Ourilândia do Norte, Região Sul do Pará, em entrevista concedida a este órgão de imprensa, fez um balanço das atividades desenvolvidas pela PM no município, sobre os principais problemas encontrados pelos agentes de segurança do cidadão, e traçou um resumo das atividades preventivas e repressivas que pretende desenvolver no segundo semestre deste ano.

Segundo o comandante da PM do município, o principal avanço do policiamento nesses 03 meses de sua gestão foi o desenvolvimento de trabalho em parceria com a comunidade em geral e com os demais órgãos e entidades públicas e privadas que atuam na região, pois “é somente com a participação e empenho de todos que conseguiremos ter uma Ourilândia segura e tranqüila, e a PM está aqui para ajudar a comunidade a alcançar os seus objetivos”, diz o tenente.

Desde que assumiu o comando do município o tenente Edinei tem reunido como o Prefeito, Vereadores, representantes de associações, igrejas e demais dirigentes de entidades para tratar sobre o tema de segurança, e disse nesta entrevista que preparou um diagnóstico da situação de segurança pública atual no município e na região para ser discutido em audiência pública sobre o tema que será realizada no segundo semestre na Câmara de Vereadores.

O comandante disse também que os policiais militares que servem a comunidade ourilandense estão motivados e prontos a defenderem a sociedade contra os malfeitores da região ou que migram pra cá na expectativa de ganho rápido e fácil. E ressaltou que o apoio que tem recebido do poder público municipal, seja do Prefeito Municipal, Dr. Romildo Veloso, seja dos Secretários e de todos os servidores públicos municipais, e da empresa VALE, tem sido fundamental para esta nova fase do trabalho policial, e aponta como exemplo disso a assinatura no último mês de maio do Convênio entre o Governo do Estado (PM), a Prefeitura Municipal e a VALE, que brevemente dotará o município de mais viaturas e motos policiais, de modernas instalações do novo quartel e vila para os policiais deste Destacamento PM, e de outras ações que seguramente farão com que haja um salto na qualidade do atendimento e trabalho policial, e será exemplo para as demais cidades da região.

Segundo ainda o tenente Edinei, em breve serão executadas diversas operações policiais em conjunto com outras entidades governamentais e não-governamentais destinadas inicialmente conscientizar e educar a população ourilandense sobre os problemas relacionados ao trânsito, a poluição sonora, trabalho e exploração sexual de crianças e adolescente, meio ambiente, e outros de importância para a comunidade local, e assegura que logo em seguida será adotado um controle mais rigoroso sobre a prática de tais infrações. Mas ressalta que cotidianamente os policiais militares já estão fazendo este trabalho e que continuarão fazendo, sempre com o objetivo maior de garantir a segurança da comunidade.

Outro ponto tratado nesta entrevista foi o combate ao tráfico e consumo de entorpecentes (drogas) no município, tendo o comandante garantido que o combate a este mal que assola a região e todo o país é e será sempre realizado de forma firme e ininterrupta, tendo os policiais militares, ao comando do próprio Oficial, realizado constantes ações para conseguir prender traficantes e apreender drogas, e afastar os usuários dos locais identificados como ponto de venda, as chamadas “bocas de fumo”. E fez questão de afirmar que “a polícia sozinha não consegue e nem conseguirá acabar com este problema, a população em geral e suas entidades sociais públicas e privadas têm que participar, desenvolvendo ações preventivas para evitar que a juventude entre nesse mundo, ou mesmo auxiliando o trabalho policial servindo de parceiro, apontando, mesmo que anonimamente, os locais de venda e consumo e os traficante, que infestam a região”. Ressalta ainda que a comunidade não pode se acomodar ou achar que problema é somente do vizinho. ”Se esconder não vai adiantar, pois, se a situação não mudar, seguramente será atingido direta ou indiretamente”, e lembra que a principal arma dos traficantes e de todos os criminosos é o medo que impõe à comunidade, que aliada muitas vezes a falta de confiança nos agentes públicos como um todo fazem com que o problema aumente. Romper este quadro, fazer com que a população acredite nos policiais militares, tê-los como parceiros, como aliados é o principal objetivo e esperança do novo comando da PM de Ourilândia.

Quanto ao trabalho preventivo o tenente Edinei, informa que estão sendo finalizados os contatos para o treinamento de policiais militares locais e implantação do PROERD, programa nacional que visa a erradicação do consumo de drogas, e que atua na conscientização de crianças e jovens matriculadas na rede pública e particular de ensino, alertando-os sobre perigo e mal do consumo de entorpecente. Programa este que tem dado resultados extremamente positivos onde está efetivamente implantado, como é o exemplo da capital do Estado.

Para finalizar, o comandante do DPM local agradece a acolhida do povo ourilandense e afirma que a diminuição do número de roubos e outras ocorrências policiais neste período somente foi possível pelo empenho de seus comandados, a que agradece muito, e da população em geral, que passa a contar com o trabalho mais efetivo da PM local. E aproveita o ensejo para exortar a todos a serem parceiros da PM, e assegura que é somente assim que todos podemos ter uma vida mais tranqüila e segura, e assim desempenhar nossas atividades sem medo ou sobressaltos. E relembra sempre o lema universal dos policiais que é “SERVIR E PROTEGER”.

 

Ourilândia do Norte/PA, 26 de julho de 2010.

 

 

 


Crie um site grátis Webnode