Governo do Estado entrega nova frota de veículos para a Adepará

29/01/2012 13:02

O governador do Pará em exercício, Helenilson Pontes entregou, na tarde desta sexta-feira (27), aos núcleos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adepará) nas regiões oeste e nordeste e na ilha do Marajó, uma nova frota com 20 caminhonetes e mais 20 motocicletas. Os veículos, adquiridos a partir de convênio com o Ministério da Agricultura, serão usados para ajudar o Pará a chegar à meta de 100% livre de aftosa.
A entrega aconteceu durante o terceiro dia de treinamento dos regionais e técnicos em Belém, na Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa). Para o diretor geral da Adepará, Mário Moreira, os veículos e o treinamento são de extrema importância para a fiscalização do órgão no Estado. “Nos próximos dias receberemos uma inspeção que poderá classificar o Pará como um Estado livre de aftosa. Por isso, reunimos aqui os regionais e seus técnicos para garantir o padrão em todos os municípios do Estado. Queremos o Pará 100% livre de aftosa”, afirmou.


Helenilson Pontes ressaltou a importância da eficiência neste trabalho e incentivou os servidores. “Contamos com os servidores, que são nossos representantes no Estado, para conquistar mais essa meta. Não podemos recuar diante das dificuldades, temos que seguir e trabalharmos juntos para construir um Pará melhor. É o dever de todos nós”, disse o governador em exercício.
Para o presidente da Fiepa, Carlos Xavier, o Pará é um Estado de grande potencial exportador. “Estamos fazendo uma transformação das nossas pastagens para conseguirmos ultrapassar a marca de 30 milhões de cabeças de gado. Assim, poderemos expandir os nossos mercados”, afirmou.
Participando da cerimônia, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, Sydney Rosa, parabenizou o trabalho que a Adepará vem desenvolvendo nas regiões. “Estamos aqui para dividir os méritos e desafios. Nossa meta é receber com tranqqilidade a inspeção em fevereiro e colocar o Pará na lista dos Estados livre de aftosa”, disse.
Durante a cerimônia, que teve a presença do superintendente federal de Agricultura no Pará, Ademir Teixeira, foi assinada uma liberação para a contratação de veterinários e barreiristas para diversos municípios do Estado.